03 novembro 2009

Pirâmides Etárias


O Gráficos que representam a estrutura de sexo e idade de uma população é a pirâmide etária. Nesse gráfico cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem ( até 19 anos); a área intermediaria representa o grupo de adultos(entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos)

Nos países subdesenvolvidos a taxa de natalidade é muito elevada e expectativa de vida é baixa. Em função disso a pirâmide etária tem a base larga e o ápice pequeno.

Nos países desenvolvidos a taxa de natalidade é reduzida e a expectativa de vida maior. Em função disso há uma inversão nas pirâmides etárias.

A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO

A estrutura etária da população é, de modo geral, retratada por meio de gráficos em forma de pirâmides. Na ordenada, são colocados os grupos de idade; na abscissa, o contingente populacional (em úmeros absolutos ou percentuais) é enquadrado em cada um dos grupos de idade.

A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento. As pirâmides etárias referentes a países subdesenvolvidos costumam apresentar base larga (resultado das altas taxas de natalidade) e topo estreito (conseqüência da baixa xpectativa de vida da população).

Em 1970, a pirâmide etária brasileira exibia forma típica de um país subdesenvolvido. Os jovens (0-19 anos) constituíam 41,9% da população. No ano 2000, porém, a base havia-se estreitado e o topo se alargado.

As modificações da estrutura etária confirmam as mudanças no omportamento reprodutivo da população brasileira que acabamos de estudar e revelam uma tendência demográfica para as próximas écadas: o Brasil terá deixado definitivamente de ser um país jovem em 2025.

Em breve, quando a transição demográfica dos países Subdesenvolvidos tiver terminado, as pirâmides etárias de base estreita deixarão de ser privilégio dos países ricos.


Brasil: População por faixa etária e sexo


© Atlas Geográfico do Brasil - Editora Melhoramentos Ltda
Direitos para Internet reservados ao UOL - www.uol.com.br/atlas





9 comentários:

  1. Continue assim!Este site é muito legal!Parabéns para voces!:)qualquer notícia manda para mim!Obrigada.:):):)

    ResponderExcluir
  2. AFRICA E UM PAIS DESENVOLVIDO OU SUB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. africa na verdade não é um país e sim uma cidade-estado (como na grécia em 1289) e é subdesenvolvido pois ainda utiliza energia à gás.

      Excluir
    2. África é um continente não existe África país nem cidade

      Excluir
  3. sim desenvolvido
    pois ele é um dos paises mais povoados e outros fatores.
    qualquer outra pregunta consute meu face.
    "ibsen_hogt@hotmial.com"
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  4. por que a pirâmide etária brasileira é de um país pobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos simples fato do pais não ter um desenvolvimento bom ou seja os países desenvolvidos a quantidade de população idosa e mais elevada por terem mais dinheiro para saúde, e com o crescimento do mercado de trabalho a mulher se casa mais tarde e isso causa uma taxa de natalidade baixa entre outros fatores

      Excluir
  5. Quem criou a pirâmide etária ????

    ResponderExcluir