11 outubro 2009

CARTOGRAFIA

As primeiras tentativas de representar o espaço ocorreram há muito tempo. Diferentes povos procuraram expressar a idéia de Universo das mais variadas formas. Para alguns nosso planeta flutuava sobre a água, para outros estaria apoiado em pilares fixos nos lençóis de água subterrânea. Foram os gregos que introduziram as primeiras noções de matemática nas representações da Terra.

Podemos definir Cartografia como a arte ou ciência de compor cartas geográficas, ramo da geografia vinculada aos estudos dos mapas e sua composição o conjunto de conhecimentos científicos, artísticos e técnicos voltados para elaboração de mapas e plantas.

Uma ciência, porque essa expressão gráfica, para alcançar exatidão satisfatória, procura apóio cientifico na coordenação de determinações astronômicas e matemáticas e nas noções topográficas e geodésicas.

É considerada arte, quando se subordina às leis estéticas de clareza e harmonia. Procurando atingir o ideal de beleza.

Arte ou ciência, o fato é que a cartografia utiliza técnicas cada vez mais modernas para a representação do conjunto de elementos que compõem o espaço.

A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.

Importância da Cartografia

Primórdios da humanidade:

A importância de se conhecer o espaço pelos locais de caça pesca e abrigo contra o frio ou seja para as necessidades básicas.

Antiguidade:

Rota de comércios, de navegação, estratégias de guerra.

A partir do século XV tem inicio as grandes navegações, que foi marcada pela expansão marítima dos países da Europa, motivados pelo desenvolvimento do comércio com as Índias.

Idade Média:

Embora durante a Idade Média o conhecimento geográfico tenha conhecido uma relativa estagnação na Europa ocidental, confinado ao domínio eclesiástico, foram produzidos os mapas OT (orbis terrarum): um T composto pelas águas (Mar Mediterrâneo, Mar Negro e rio Nilo), separando as terras (Europa, Ásia ocidental e Norte de África), dentro de um O (o mundo). No mundo árabe, ao contrário, desde 827 o califa Al Mamum havia determinado traduzir do grego a obra de Ptolomeu. Desse modo, através do Império Bizantino, os árabes resgataram os conhecimentos greco-romanos, aperfeiçoando-os.

Com a reabertura comercial do Mar Mediterrâneo, especialmente a partir do século XI, os mapas ganharam importância renovada, particularmente entre os árabes, que prosseguiram com o seu desenvolvimento.

Em poucos séculos, os mapas de navegação marítima, que passaram a ser grandemente valorizados na região mediterrânica, associados aos progressos técnicos representados pela bússola, pelo astrolábio e pela caravela.

Tais progressos alicerçaram as grandes navegações, marcando a passagem definitiva para a Idade Moderna.

No séc. profissionais da cartografia prestavam serviços ao Estado, elaborando mapas tanto para a administração como para as estratégias de guerra.

Atualmente:

Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando material de escrita, a partir do aparecimento dos computadores e dos satélites conheceram uma verdadeira revolução. Atualmente são confeccionados utilizando-se softwares próprios (Sistemas de Informação Geográfica) (SIGs, CAD ou softwares especializados em ilustração para mapas). Os dados assim obtidos ou processados são mantidos em base de dados. A tendência atual neste campo é um afastamento dos métodos analógicos de produção e um progressivo uso de mapas interativo de formato digital.

O departamento de cartografia da Organização das Nações Unidas é o responsável pela manutenção do mapa mundial oficial em escala 1/1.000.000 e todos os países enviam seus dados mais recentes para este departamento.


A Produção de Mapas

É importante se destacar que é necessário que um mapa tenha:

· Título: o que se refere este mapa;

· Orientação: Localização referente aos pontos Cardeais;

· Escala: Proporção Matemática da representação do espaço com o espaço real.

· Fonte: Qual a base utilizada para produção do mapa;

· Organização: Quem produziu.

ORIENTAÇÃO

Significa determinarmos nossa posição em relação aos pontos cardeais. A origem da palavra orientação vem do latim oriente, que significa a direção do Sol nascente (leste), a parte do céu onde nasce o Sol.

2.1 Pontos Cardeais

Os Pontos Cardeais são determinados com base no movimento aparente do Sol. Estendo-se o braço na direção do Sol nascente e o esquerdo na direção do poente, teremos os seguintes pontos cardeais.

· Leste (L ou E) – Corresponde ao nascente (Direita)

· Oeste (O ou W) – Corresponde ao poente (Esquerda)

· Norte (N) – Que fica a nossa frente.

· Sul (S) – Que fica às nossas costas.

Os Pontos Colaterais

São também em número de quatro, situando-se cada um deles entre os cardeais:

· Nordeste (NE) – Entre Norte e Leste.

· Sudeste (SE) – Entre o Sul e o Leste.

· Sudoeste (SO) – Entre o Sul e o Oeste.

· Noroeste (NO) – Entre o Norte e o Oeste.

Os Pontos Subcolaterais

São em número de oito, situando se cada um deles entre um cardeal e um colateral. Exemplo: o ponto Subcolateral Norte – Nordeste (NNE) situa-se entre o Norte e o Nordeste. Os demais são: Este-Nordeste (ENE), Sul-Sudeste (SSE), Sul-Sudoeste (SSO), Oeste-Sudoeste (OSO), Oete-Noroeste (ONO) e Norte-Nordeste (NNO)


Ao conjunto dos Pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais chamamos de Rosa-dos-ventos.

ATIVIDADES

1. Como surgiu a necessidade de homem representar o espaço?

2. A Cartografia pode ser considerada uma arte e uma ciência de compor mapas. Explique por quê.

3. Caracterize a Cartografia da Antiguidade.

4. Explique o desenvolvimento da cartografia na Idade Média.

5. Relacione a Cartografia com as grandes Navegações.

6. Relacione o desenvolvimento tecnológico com a Cartografia da atualidade.

7. O que é necessário para a produção de um mapa.

8. De acordo com o que se determina os pontos cardeais.

9. Complete a Rosa dos Ventos abaixo com os pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais.

10. Faca a representação do trajeto de sua casa para o colégio utilizando o que há de principal para a organização de um mapa.

3 comentários:

  1. uy6087yyytr54t65rl9,6t5çltrpç,uj6tre,l,df.ç67tfy

    ResponderExcluir
  2. vira meu seguidor. historiasdeumapreadolescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. MATERIAL MUITO DEFASADO, OU INFORMAÇÃO SUPERFICIAL, POR EXEMPLO; PROCURE CONHECER MELHOR SOBRE A ORIENTAÇÃO PELOS PONTOS CARDEAIS. A MELHOR FORMA DE ENSINAR É ATRAVÉS DE UM GNOMOM, POIS, NEM SEMPRE ESSA ORIENTAÇÃO " BRAÇO DIREITO VOLTADO PARA O ORIENTE" FUNCIONA.

    ResponderExcluir